Tiktok: Como usar e os melhores horários para postagens

Publicado em 08/01/2024 por Thaís Cristina - CEO   |   Redes Sociais   |   656
       

O Tiktok é uma das redes sociais mais populares do momento, com cerca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. A plataforma permite que as pessoas criem e compartilhem vídeos curtos, de até 60 segundos, com diversos efeitos, filtros, músicas e stickers. O Tiktok é uma ótima ferramenta para se divertir, se expressar, aprender e se conectar com outras pessoas que têm os mesmos interesses que você.

Mas como usar o Tiktok de forma eficiente e alcançar mais pessoas com os seus vídeos? Neste artigo, vamos te dar algumas dicas de como criar um perfil atrativo, como escolher o conteúdo adequado, como editar os seus vídeos e, principalmente, como descobrir os melhores horários para postar no Tiktok e aumentar o seu engajamento.

Como criar um perfil atrativo no Tiktok

O primeiro passo para usar o Tiktok é criar um perfil que chame a atenção dos usuários e mostre a sua personalidade. Para isso, você deve seguir algumas recomendações:

Como escolher o conteúdo adequado para o Tiktok

O Tiktok é uma rede social muito dinâmica e diversificada, que abrange vários tipos de conteúdo, como humor, música, dança, beleza, moda, educação, esportes, entretenimento, etc. Por isso, você deve escolher um nicho que tenha a ver com os seus interesses, habilidades e objetivos, e que também seja relevante e interessante para o seu público-alvo.

Para escolher o conteúdo adequado para o Tiktok, você deve levar em conta alguns fatores, como:

Como editar os seus vídeos para o Tiktok

O Tiktok oferece vários recursos para você editar os seus vídeos e deixá-los mais atraentes e profissionais. Você pode usar os seguintes recursos:

Como descobrir os melhores horários para postar no Tiktok

Saber quais são os melhores horários para postar no Tiktok é fundamental para conseguir aumentar o seu alcance e o seu engajamento na rede social. Isso porque, ao postar nos horários em que os seus seguidores estão mais ativos e conectados na plataforma, você tem mais chances de ser visto, curtido, comentado e compartilhado por eles.

Mas como descobrir os melhores horários para postar no Tiktok? Existem duas formas principais:

Como funciona o algoritmo do TikTok?
O algoritmo do TikTok é o conjunto de regras que define para quem será entregue cada conteúdo, de acordo com o perfil do usuário e a temática da publicação. O algoritmo utiliza aprendizado de máquina para determinar os conteúdos com os quais o usuário poderá se envolver com mais facilidade. Para isso, ele identifica, principalmente, vídeos que são semelhantes àqueles com os quais o usuário interagiu antes.

O TikTok possui dois feeds nativos que oferecem conteúdos diferentes para o usuário: um mostra os vídeos das pessoas que ele segue, e outro exibe clipes que podem ser interessantes para ele, de acordo com o entendimento dos algoritmos da rede social. Esse segundo feed é chamado de “Para você”, ou FYP (For You Page, em inglês), e é o mais relevante para a viralização dos vídeos.

Para identificar que tipo de vídeo seria considerado atraente para o espectador, o sistema começa a captar informações assim que ele cria o perfil na rede social. O TikTok explica que, durante a criação da conta, cada pessoa deve classificar como interessantes ou não temas diversos, como animais de estimação e viagens. Depois disso, quando o usuário abrir o app pela primeira vez, visualizará oito vídeos populares referentes aos assuntos considerados divertidos.

A partir daí, uma combinação de fatores passará a classificar os vídeos e definir o que será exibido na sequência. Uma das principais métricas de avaliação é a interação com os vídeos. O sistema identifica como interação o ato de curtir, compartilhar ou deixar comentários nos clipes, além das contas que cada pessoa segue. O conteúdo que o indivíduo cria também é utilizado nessa varredura.

Entretanto, além das interações, alguns detalhes da produção também são levados em conta. O algoritmo analisa legendas, hashtags, efeitos e sons contidos na produção, para que posteriormente possa mostrar clipes que contenham itens semelhantes. Preferências de idioma, configuração de país e o dispositivo do usuário também são informações aproveitadas para sugerir novos clipes, mas com peso menor de decisão.

O TikTok propõe uma distribuição de conteúdo diferente das demais plataformas. Você não precisa, necessariamente, seguir um perfil para receber o conteúdo. O usuário tem duas opções de seleção: “Seguindo” e "Para você”, sendo a última a mais relevante. Em “Seguindo”, aparecem os conteúdos de perfis e hashtags que o usuário segue. Já, no “Para você”, o conteúdo leva em consideração os interesses de cada usuário. Esse é o motivo para a viralização dos conteúdos no TikTok. Mesmo que o perfil não tenha muitos seguidores, ele pode chegar a muitas contas. O alcance de uma empresa ou marca pode ser muito maior na plataforma.

Com tantas opções e oportunidades no TikTok, ficar fora dessa rede social é inaceitável. Aproveite essas dicas e decole sua marca.

Falar com Especialista

Confira Também

Blog DevRocket - O que Postar no Instagram para Chamar Atenção: 10 Ideias Efetivas

O que Postar no Instagram para Chamar Atenção: 10 Ideias Efetivas

#ideias #instagram #lojavirtual #marketing #divulgação

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais no mundo e aproximadamente 113 milhões somente no Brasil, essa plataforma oferece oportunidades valiosas para atrair, engajar e converter clientes.
Redes Sociais
Publicado em 28/02/2025 por Thaís Cristina - CEO
       
Blog DevRocket - Como Atrair Clientes para Sua Papelaria On-line Usando Redes Sociais

Como Atrair Clientes para Sua Papelaria On-line Usando Redes Sociais

#papelaria #marketing #clientes #redessociais #marketingdigital

Vender de forma on-line necessita de uma boa desenvoltura no comportamento digital. Isso inclui um ótimo desempenho nas mídias sociais. Confira nesse artigo algumas dicas de como se destacar entre seus concorrentes de papelaria!
Redes Sociais
Publicado em 30/01/2025 por Seme Rabeh - Social Media
       
Blog DevRocket - Produtos de Papelaria Sustentável: Por Que Eles São Tendência?

Produtos de Papelaria Sustentável: Por Que Eles São Tendência?

#papelaria #tendencias #sustentavel #produtos #meioambiente

A sustentabilidade é uma forte tendencia para 2025. Os usuários possuem maiores interesse para aquelas lojas e marcas que a tenham como objetivo. Informe-se de quais são os produtos em alta no ramo da papelaria e suba suas vendas!
Empreendedorismo
Publicado em 28/01/2025 por Seme Rabeh - Social Media
       
Blog DevRocket - Quais os Horários Certos para Postar nas Redes Sociais em 2025?

Quais os Horários Certos para Postar nas Redes Sociais em 2025?

#redessociais #marketing #divulgação #marketingdigital

Em 2025, com o avanço de ferramentas de automação e a evolução dos algoritmos, entender os melhores horários para publicar nas diferentes plataformas pode ser a chave para alavancar o engajamento e os resultados.
Redes Sociais
Publicado em 14/01/2025 por Thaís Cristina - CEO
       
Blog DevRocket - Por que Investir em Marketing Digital para Papelarias? A Importância de SEO, Redes Sociais e Campanhas para Aumentar as Vendas

Por que Investir em Marketing Digital para Papelarias? A Importância de SEO, Redes Sociais e Campanhas para Aumentar as Vendas

#papelaria #marketingdigital #redesocial #seo

O investimento necessário no marketing digital trás a relevância que a sua marca precisa. Saiba como desenvolver da melhor maneira para sua papelaria.
Marketing Digital
Publicado em 12/01/2025 por Seme Rabeh - Social Media
       
Confira nossa Apresentação Comercial (PDF)

Newsletter - Receba novidades da DevRocket

Receba nossos alertas exclusivos.