Tiktok: Como usar e os melhores horários para postagens

Publicado em 08/01/2024 por Thaís Cristina - CEO   |   Redes Sociais   |   154
       

O Tiktok é uma das redes sociais mais populares do momento, com cerca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. A plataforma permite que as pessoas criem e compartilhem vídeos curtos, de até 60 segundos, com diversos efeitos, filtros, músicas e stickers. O Tiktok é uma ótima ferramenta para se divertir, se expressar, aprender e se conectar com outras pessoas que têm os mesmos interesses que você.

Mas como usar o Tiktok de forma eficiente e alcançar mais pessoas com os seus vídeos? Neste artigo, vamos te dar algumas dicas de como criar um perfil atrativo, como escolher o conteúdo adequado, como editar os seus vídeos e, principalmente, como descobrir os melhores horários para postar no Tiktok e aumentar o seu engajamento.

Como criar um perfil atrativo no Tiktok

O primeiro passo para usar o Tiktok é criar um perfil que chame a atenção dos usuários e mostre a sua personalidade. Para isso, você deve seguir algumas recomendações:

Como escolher o conteúdo adequado para o Tiktok

O Tiktok é uma rede social muito dinâmica e diversificada, que abrange vários tipos de conteúdo, como humor, música, dança, beleza, moda, educação, esportes, entretenimento, etc. Por isso, você deve escolher um nicho que tenha a ver com os seus interesses, habilidades e objetivos, e que também seja relevante e interessante para o seu público-alvo.

Para escolher o conteúdo adequado para o Tiktok, você deve levar em conta alguns fatores, como:

Como editar os seus vídeos para o Tiktok

O Tiktok oferece vários recursos para você editar os seus vídeos e deixá-los mais atraentes e profissionais. Você pode usar os seguintes recursos:

Como descobrir os melhores horários para postar no Tiktok

Saber quais são os melhores horários para postar no Tiktok é fundamental para conseguir aumentar o seu alcance e o seu engajamento na rede social. Isso porque, ao postar nos horários em que os seus seguidores estão mais ativos e conectados na plataforma, você tem mais chances de ser visto, curtido, comentado e compartilhado por eles.

Mas como descobrir os melhores horários para postar no Tiktok? Existem duas formas principais:

Como funciona o algoritmo do TikTok?
O algoritmo do TikTok é o conjunto de regras que define para quem será entregue cada conteúdo, de acordo com o perfil do usuário e a temática da publicação. O algoritmo utiliza aprendizado de máquina para determinar os conteúdos com os quais o usuário poderá se envolver com mais facilidade. Para isso, ele identifica, principalmente, vídeos que são semelhantes àqueles com os quais o usuário interagiu antes.

O TikTok possui dois feeds nativos que oferecem conteúdos diferentes para o usuário: um mostra os vídeos das pessoas que ele segue, e outro exibe clipes que podem ser interessantes para ele, de acordo com o entendimento dos algoritmos da rede social. Esse segundo feed é chamado de “Para você”, ou FYP (For You Page, em inglês), e é o mais relevante para a viralização dos vídeos.

Para identificar que tipo de vídeo seria considerado atraente para o espectador, o sistema começa a captar informações assim que ele cria o perfil na rede social. O TikTok explica que, durante a criação da conta, cada pessoa deve classificar como interessantes ou não temas diversos, como animais de estimação e viagens. Depois disso, quando o usuário abrir o app pela primeira vez, visualizará oito vídeos populares referentes aos assuntos considerados divertidos.

A partir daí, uma combinação de fatores passará a classificar os vídeos e definir o que será exibido na sequência. Uma das principais métricas de avaliação é a interação com os vídeos. O sistema identifica como interação o ato de curtir, compartilhar ou deixar comentários nos clipes, além das contas que cada pessoa segue. O conteúdo que o indivíduo cria também é utilizado nessa varredura.

Entretanto, além das interações, alguns detalhes da produção também são levados em conta. O algoritmo analisa legendas, hashtags, efeitos e sons contidos na produção, para que posteriormente possa mostrar clipes que contenham itens semelhantes. Preferências de idioma, configuração de país e o dispositivo do usuário também são informações aproveitadas para sugerir novos clipes, mas com peso menor de decisão.

O TikTok propõe uma distribuição de conteúdo diferente das demais plataformas. Você não precisa, necessariamente, seguir um perfil para receber o conteúdo. O usuário tem duas opções de seleção: “Seguindo” e "Para você”, sendo a última a mais relevante. Em “Seguindo”, aparecem os conteúdos de perfis e hashtags que o usuário segue. Já, no “Para você”, o conteúdo leva em consideração os interesses de cada usuário. Esse é o motivo para a viralização dos conteúdos no TikTok. Mesmo que o perfil não tenha muitos seguidores, ele pode chegar a muitas contas. O alcance de uma empresa ou marca pode ser muito maior na plataforma.

Com tantas opções e oportunidades no TikTok, ficar fora dessa rede social é inaceitável. Aproveite essas dicas e decole sua marca.

Vamos conversar sobre E-commerce / Loja Virtual, Tráfego Pago ou Social Media?

Confira Também

Blog DevRocket - Live Commerces: a Tendência de Comunicação de 2024

Live Commerces: a Tendência de Comunicação de 2024

#livecommerce #redessociais #lojavirtual

O Live Commerce surgiu na China, onde se tornou um fenômeno de vendas, movimentando bilhões de dólares e atraindo milhões de espectadores.
E-commerce
Publicado em 26/02/2024 por Thaís Cristina - CEO
       
Blog DevRocket - Qual a expectativa do marketing de conteúdo para 2024?

Qual a expectativa do marketing de conteúdo para 2024?

#marketing #conteúdo #marketingdeconteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que está em constante evolução, acompanhando as mudanças no comportamento e nas preferências dos consumidores, bem como nas tecnologias e plataformas digitais.
Marketing Digital
Publicado em 08/02/2024 por Thaís Cristina - CEO
       
Blog DevRocket - Como vender no Instagram e na loja virtual juntos

Como vender no Instagram e na loja virtual juntos

#lojavirtual #instagram #marketing #divulgação

Com o Instagram, você pode divulgar seus produtos, atrair e engajar seu público-alvo, gerar tráfego para sua loja virtual e aumentar suas conversões.
E-commerce
Publicado em 02/02/2024 por Thaís Cristina - CEO
       
Blog DevRocket - Por que devo ter vídeo de produtos para a loja virtual?

Por que devo ter vídeo de produtos para a loja virtual?

#video #marketingdigital #youtube #lojavirtual

Ter vídeo de produtos para a sua loja virtual é uma estratégia eficaz para aumentar as suas vendas e o seu reconhecimento no mercado.
Marketing Digital
Publicado em 16/01/2024 por Thaís Cristina - CEO
       
Blog DevRocket - Dicas de estratégias para conteúdo nas redes sociais

Dicas de estratégias para conteúdo nas redes sociais

#redessociais #conteúdo #divulgação #marketing

O conteúdo para redes sociais é importante porque ele ajuda a construir uma presença online forte e a estabelecer a sua marca como referência no seu setor.
Redes Sociais
Publicado em 04/01/2024 por Thaís Cristina - CEO
       

Newsletter - Receba novidades da DevRocket

Receba nossos alertas exclusivos.