O presidente da Abecs afirma que o comércio eletrônico continuará a crescer em 2023

Publicado em 18/02/2023 por Guilherme H. da Silva - CTO   |   E-commerce   |   1905
       

O presidente da Abecs, Rogério Panca, prevê que as compras realizadas através do e-commerce devem manter o ritmo de crescimento neste ano. Durante uma conversa na quinta-feira passada, o executivo afirmou que as transações devem superar os R$ 700 bilhões de 2022, principalmente se a entrega das transações em débito no e-commerce for agilizada.

No ano passado, o valor total de compras online com cartões atingiu R$ 700 bilhões, representando um aumento de 23% em relação a 2021. De acordo com uma pesquisa sobre hábitos de consumo realizada pela Elo, 91% das compras online são feitas com cartões de crédito.

Além disso, considerando os valores do ano passado, as compras realizadas com cartões de crédito cresceram 23,5% e totalizaram R$ 679,5 bilhões. As compras com cartões pré-pagos aumentaram em 52%, enquanto as transações em débito diminuíram em 20,5%, com um registro de US$ 10,7 bilhões em operações.

Transações em débito realizadas no comércio eletrônico.

Rogério Panca enfatizou que o uso de débito no comércio eletrônico tem potencial para crescer, especialmente com o lançamento de soluções que reduzam a fricção e aprimorem a experiência do consumidor durante o processo de pagamento. "Na verdade, o débito teve um crescimento negativo. Hoje, ao analisar as transações não presenciais, a experiência não é mais adequada", acrescentou.

No entanto, existem ainda duas soluções previstas para serem lançadas em 2023, que poderiam competir com o Pix. São elas: débito sem senha (para transações de pequeno valor) e click-to-pay (que permite o provisionamento de cartões tokenizados no comércio eletrônico). No entanto, essas soluções só devem ser lançadas no segundo semestre do ano, em vez do primeiro trimestre de 2023, como previsto anteriormente.

Falar com Especialista

Confira Também

Blog DevRocket - Prepare Sua Loja para a Virada: O Checklist Essencial de Natal e Ano Novo

Prepare Sua Loja para a Virada: O Checklist Essencial de Natal e Ano Novo

#natal #anonovo #preparacao #lojavirtual #ecommerce

A Black Friday testa a resistência da sua loja. O período entre o Natal e o Ano Novo testa sua inteligência estratégica e visual. Após o pico de vendas de novembro, o desafio é manter o Ticket Médio elevado, girar o estoque restante e posicionar a marca para o Réveillon.
E-commerce
Publicado em 08/12/2025 por Seme Rabeh - Social Media
       
Blog DevRocket - Loja Integrada: O Guia Completo para Criar Sua Loja Virtual de Sucesso e Vender Mais no Fim do Ano

Loja Integrada: O Guia Completo para Criar Sua Loja Virtual de Sucesso e Vender Mais no Fim do Ano

#lojaintegrada #desconto #guiadeecommerce #ecommerce

O sonho de ter um negócio online nunca esteve tão acessível. Em um mercado digital aquecido, escolher a plataforma certa é o primeiro e mais crucial passo para transformar sua ideia em uma loja virtual lucrativa.
Loja Integrada
Publicado em 04/12/2025 por Seme Rabeh - Social Media
       
Blog DevRocket - Fechamento do Ano: Análise Pós-Black Friday e as Tendências Chave para 2026

Fechamento do Ano: Análise Pós-Black Friday e as Tendências Chave para 2026

#posblackfriday #finaldeano #tendencia2026 #ecommerce

O final do ano marca a transição do volume de vendas da Black Friday (BF) para a visão estratégica de longo prazo. O lojista que ignora a análise de dados de novembro e a preparação para o próximo ciclo, perde duas vezes.
E-commerce
Publicado em 03/12/2025 por Seme Rabeh - Social Media
       
Blog DevRocket - 10 Ideias de Presentes para Vender Online no Natal 2025: O Brilho que Eleva Seu Lucro

10 Ideias de Presentes para Vender Online no Natal 2025: O Brilho que Eleva Seu Lucro

#presentesdenatal #natal #presentes #ideiadepresente #vendas

O Natal de 2025 não é só uma data comercial; é a celebração do ano. O consumidor busca presentes que transmitam calor, alegria e exclusividade. Sua loja precisa ser a curadora desses momentos, vendendo não apenas produtos, mas sim a atmosfera natalina.
E-commerce
Publicado em 01/12/2025 por Seme Rabeh - Social Media
       
Blog DevRocket - Tendências para o Natal de 2025: O E-commerce Focado em Experiência e Agilidade

Tendências para o Natal de 2025: O E-commerce Focado em Experiência e Agilidade

#natal #tendenciasparanatal #natalnoecommerce #vendasnatalinas

O Natal de 2025 não começa em dezembro; ele é o ápice de uma série de tendências de consumo que vieram se fortalecendo ao longo do ano. Com a consolidação de eventos como a Black Friday e as "datas duplas" (12.12), o consumidor aprendeu a antecipar suas compras.
E-commerce
Publicado em 26/11/2025 por Seme Rabeh - Social Media
       
Confira nossa Apresentação Comercial (PDF)

Newsletter

Receba as novidades da DevRocket

Receba nossos alertas exclusivos