O Google anunciou a doação de R$5 milhões para o Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), somando-se a outros R$10 milhões doados ao IRME no ano passado durante o evento Google for Brasil. O objetivo da doação é apoiar a criação de programas de capacitação e geração de renda para mulheres, com foco no treinamento de mais de 100 mil brasileiras através da iniciativa Ela Pode, que visa proporcionar independência financeira e enfrentar a desigualdade de gênero no mercado de trabalho.
Durante o Ela Pode, as participantes são treinadas nas áreas de liderança e comunicação, negociação e vendas, finanças pessoais e empresariais, marca pessoal, networking, gerenciamento de tempo, autoconhecimento, inovação e digitalização. Além disso, mais de 800 participantes terão acesso a um financiamento de cerca de R$ 2 mil para investimento no próprio negócio.
Até o momento, mais de 250 mil mulheres já foram treinadas pelo Ela Pode, na parceria entre Google e IRME. Segundo pesquisa realizada pelo IRME, em 2021, após a formação no programa, 85% das mulheres capacitadas disseram se sentir mais confiantes para exercer atividade econômica, 50% abriram um negócio, 75% apresentaram aumento de renda. Em 2023, o Ela Pode irá apoiar mais 100 mil mulheres, entre empreendedoras e aquelas que buscam recolocação profissional. A prioridade é atender mulheres com pequenos negócios em regiões carentes, pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e ampliar a atenção às regiões Norte e Nordeste. A proposta da iniciativa exige que 50% do público participante seja formado por mulheres negras.
O Google também disponibilizará 12 mil bolsas para os Certificados Profissionais do Google, para que mulheres tenham outras oportunidades de desenvolvimento profissional e reorientação da própria carreira — além de melhorar o currículo e ter as habilidades mais exigidas pelas principais vagas em aberto no mercado. As bolsas serão distribuídas por 24 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que foram mapeadas pelo IRME, cada uma receberá 500 bolsas. Atualmente, estão disponíveis, em português, as Certificações em Suporte de TI, Análise de Dados, Gerenciamento de Projetos e UX Design, por meio da plataforma Coursera.
Os cursos foram construídos para atender objetivamente à urgência de quem procura por emprego em áreas de alta demanda no mercado de tecnologia. Objetivas e dinâmicas, as Certificações prepararam as participantes para o início imediato em vagas de entrada no mercado de trabalho que exigem as habilidades treinadas durante as aulas. Os cursos são orientados em nível profissional e foram criados por especialistas do Google para deixar os currículos ainda mais competitivos. As atividades são 100% online, com cronograma flexível e duração a depender da disponibilidade da aluna, e os certificados têm entre 140 e 200 horas de duração.
O Google oferece diversas iniciativas para o desenvolvimento profissional, o empoderamento financeiro e o suporte aos negócios liderados por mulheres, incluindo o Ela Pode e os Certificados Profissionais. Uma dessas iniciativas é o Cresça com o Google para Mulheres, também conhecido como Women Will, que já impactou mais de 200 mil mulheres em todo o mundo. O programa oferece treinamentos e inspiração para que as mulheres possam criar suas próprias oportunidades econômicas, valorizando sua autoconfiança e desenvolvendo habilidades digitais e socioemocionais. As edições do Cresça com o Google para Mulheres são voltadas para mulheres que desejam empreender, desenvolver suas carreiras e retornar ao mercado de trabalho, além de abordar temas específicos, como mulheres na tecnologia e mulheres negras.
No Brasil, a desigualdade de gênero no mercado de trabalho ainda é uma realidade preocupante. De acordo com dados do IBGE, em 2019, apenas 54% das mulheres com 15 anos ou mais integravam a força de trabalho, enquanto o percentual entre os homens chegou a quase 74%. Além disso, as mulheres enfrentam obstáculos adicionais para permanecer em seus cargos e receber salários justos. Segundo uma pesquisa salarial da Catho, as mulheres chegam a ganhar até 34% menos que os homens, mesmo ocupando os mesmos cargos e funções. A disparidade salarial também é observada em funções gerenciais, em que as mulheres chegam a ganhar 24% menos que os homens. No cenário do empreendedorismo, a situação não é diferente.
A pesquisa do Google também destacou que as mulheres negras são o grupo mais desfavorecido financeiramente no Brasil, com 34% das afro-empreendedoras entrevistadas faturando até R$ 12 mil por ano. Além disso, são minoria entre os empresários que faturam acima de R$ 81 mil, enquanto 29% dos homens brancos têm faturamento acima dessa faixa. As mulheres, tanto brancas quanto negras, tendem a buscar informações por meio de cursos e vídeos online, e o Cresça com o Google para Mulheres pode ser uma importante ferramenta para apoiar o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades nessas áreas.
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