O número de mulheres empreendedoras continua a crescer no Brasil, com 46% dos empreendimentos iniciados no país sendo liderados por mulheres, de acordo com o Sebrae. O Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, entrevistou 4.200 mulheres na primeira semana de fevereiro deste ano para entender o perfil e as expectativas dessas empreendedoras. Descobriu-se que quase metade (49%) são pardas, 39% brancas e 9% pretas. Além disso, 38% estão na faixa etária dos 30 a 39 anos, enquanto 29% estão entre os 40 e 49 anos.
A grande maioria (83%) das empreendedoras possui filhos: 39% têm dois filhos, 33% têm três ou mais, e 28% têm apenas um. Além disso, mais da metade (51%) é a principal fonte de renda da família, e 24% geram boa parte da receita familiar por meio de seus negócios.
Essas mulheres enfrentam seus anseios e dificuldades em busca de crescimento: mais de 1/3 delas espera que seus negócios cresçam mais de 30% este ano, enquanto 29% almejam um aumento de receita de 15 a 30%.
Todas essas empreendedoras têm um objetivo em comum: o crescimento de seus negócios, e muitas estão adotando estratégias para alcançá-lo. De acordo com a pesquisa do Mercado Pago, 54% das empreendedoras estão se concentrando no potencial das redes sociais para alavancar seus negócios. Além disso, Gabriela Szprinc, head de pagamentos do Mercado Pago, destaca que 40% dessas mulheres precisam de crédito para expandir suas empresas e 19% estão procurando ampliar seus conhecimentos sobre negócios.
De olho nas oportunidades
Um levantamento revelou que as empreendedoras estão apostando em datas sazonais e se preparando para elas. As datas mais promissoras deste ano, segundo essas mulheres, são o Dia das Mães, o Natal e o Dia dos Namorados, em ordem de importância. Para aproveitar esses eventos, elas estão oferecendo mais promoções, ampliando as opções de pagamento e investindo em entregas mais rápidas.
Além disso, o Google.org também está ajudando a capacitar mais de 100 mil mulheres empreendedoras no Brasil, com uma doação de R$ 5 milhões para o Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME). Essa iniciativa se soma a outra doação de R$ 10 milhões feita pelo Google ao IRME no ano passado.
Parceria com Aliança Empreendedora
O ‘Programa Agora Vai, Mulher’, uma iniciativa do Mercado Pago em parceria com a Aliança Empreendedora, tem como objetivo apoiar e incentivar o empreendedorismo feminino por meio do desenvolvimento de habilidades de gestão financeira. Em 2022, quase 600 mulheres foram capacitadas no Brasil pelo programa e 92% delas afirmaram que conseguiram melhorar a gestão do seu negócio. Além disso, 96% delas incorporaram ferramentas digitais para aumentar as vendas.
Botão Doar
Até o final de março, o Mercado Pago estará arrecadando recursos em apoio às mulheres empreendedoras. Os 43,7 milhões de usuários ativos da plataforma poderão fazer doações por meio do botão "Doar" disponível no aplicativo do banco digital. As contribuições arrecadadas serão destinadas a três instituições: a Asplande, que oferece capacitação para empreendedoras; o Fundo Agbara, que apoia mulheres negras de todo o país com iniciativas de emancipação sócio-emocional, geração de renda, inclusão produtiva e desenvolvimento comunitário; e a Aliança Empreendedora, que tem como objetivo capacitar e apoiar microempreendedores em situação de vulnerabilidade econômica em todo o Brasil.
#marketing #blackfriday #ecommerce #lojavirtual
#mercado #ecommerce #lojavirtual #empreendedorimos
#mercadolivre #ml #protudosmaisvendidos #mercadolivre2024
#diadascrianças #lojavirtual #ecommerce #diadascriançasonline
#segmentos #brasil2024 #lojavirtual #ecommerce #tendencia