É possível que o comércio eletrônico tenha representado mais de 13% do varejo restrito em 2022

Publicado em 19/02/2023 por Guilherme H. da Silva - CTO   |   E-commerce   |   1377
       
De acordo com um estudo da Boa Vista que analisou a evolução e a representatividade do comércio eletrônico no país, o e-commerce representava cerca de 5,8% do varejo restrito acumulado em 12 meses, de acordo com dados do IBGE em 2019. Em 2020, essa parcela aumentou para 9,6%. A empresa atribui essa forte elevação principalmente à pandemia, na qual as restrições de isolamento/distanciamento social "forçaram" muitas empresas e consumidores a se adaptarem a esse período.

Nos últimos tempos, o e-commerce tem apresentado um crescimento constante em relação ao varejo tradicional. No entanto, esse aumento tem sido mais lento do que o esperado, principalmente após o avanço da campanha de vacinação e a redução das restrições, que permitiram a reabertura gradual do varejo físico. Além disso, o desenvolvimento do e-commerce é limitado pelos altos custos de infraestrutura tecnológica e logística necessários para integrar todos os processos envolvidos.

Apesar disso, grandes varejistas têm oferecido serviços para ajudar médios e pequenos negócios a usufruírem de suas estruturas já consolidadas no varejo online, reconhecendo que esses investimentos podem ser proibitivos para alguns empreendimentos. O comércio eletrônico é uma tendência há algum tempo e muitos negócios podem se beneficiar desse mercado em crescimento.

De acordo com o economista da Boa Vista, Flávio Calife, o crescimento do e-commerce ainda é robusto, embora se espere que o ritmo desacelere. Alguns estudos sugerem que até 2025, o comércio eletrônico pode representar cerca de 20% do varejo restrito, mas isso não deve ser considerado um limite para o setor no Brasil. Em países como a China e a Coréia do Sul, onde o mercado já está mais maduro, o e-commerce pode representar até 30% ou mais do varejo.

A pandemia mudou o comportamento dos consumidores e muitas dessas mudanças vieram para ficar. Além da praticidade, o e-commerce oferece uma ampla variedade de produtos que muitas vezes não estão disponíveis no varejo físico, e aceita diversas formas de pagamento, desde boletos até Pix e cartões de diferentes bandeiras. No entanto, como em qualquer negócio, sempre há riscos, e no caso do e-commerce, o risco mais comum é a fraude.

Falar com Especialista

Confira Também

Blog DevRocket - Guia rápido de como vender acessórios de prata online

Guia rápido de como vender acessórios de prata online

#guiarapido #acessoriosdeprata #prata #venderonline #nuvemshop

Com o crescimento das compras digitais e a busca por produtos mais sofisticados e personalizados, o mercado de joias e acessórios de prata tem conquistado um espaço valioso no e-commerce.
Nuvemshop
Publicado em 29/10/2025 por Seme Rabeh - Social Media
       
Blog DevRocket - Tudo sobre a Black Friday 2025: guia completo para lojistas

Tudo sobre a Black Friday 2025: guia completo para lojistas

#blackfriday #guiacompleto #estrategiasblackfriday #ecommerce #lojavirtual

A Black Friday é a maior data do comércio eletrônico no Brasil e no mundo, sendo responsável por movimentar bilhões em vendas todos os anos. Para lojistas, é uma oportunidade única de aumentar faturamento, atrair novos clientes e fortalecer a marca. No entanto, alcançar bons resultados exige planejamento estratégico, conhecimento do comportamento do consumidor e execução precisa.
Marketing Digital
Publicado em 27/10/2025 por Seme Rabeh - Social Media
       
Blog DevRocket - Montando uma loja de móveis na Nuvemshop: guia completo para começar

Montando uma loja de móveis na Nuvemshop: guia completo para começar

#moveis #lojademoveis #lojavirtual #ecommerce #nuvemshop

Vender móveis pela internet não é mais futurismo — já é realidade para muitos empreendedores. Segundo a Nuvemshop, o setor de móveis no e-commerce tem se expandido, e há espaço importante para quem souber unir logística, apresentação visual e boas práticas digitais. 
E-commerce
Publicado em 24/10/2025 por Seme Rabeh - Social Media
       
Blog DevRocket - Projeções para o futuro: como o TikTok Shop pode redefinir a Black Friday no Brasil

Projeções para o futuro: como o TikTok Shop pode redefinir a Black Friday no Brasil

#tiktokshop #tiktok #blackfriday #lojavirtual

Descubra como o TikTok Shop pode redefinir a Black Friday no Brasil. Veja projeções do mercado, números reais e estratégias para vender mais e engajar clientes.
Redes Sociais
Publicado em 20/10/2025 por Thaís Cristina - CEO
       
Blog DevRocket - Live Commerce no TikTok Shop: tendência forte para a Black Friday

Live Commerce no TikTok Shop: tendência forte para a Black Friday

#tiktok #tiktokshop #livecommerce #ecommerce #lojavirtual #blackfriday

Descubra como o live commerce no TikTok Shop pode multiplicar suas vendas na Black Friday. Veja dados reais, tendências e dicas práticas para converter audiência em clientes.
Redes Sociais
Publicado em 10/10/2025 por Thaís Cristina - CEO
       
Confira nossa Apresentação Comercial (PDF)

Newsletter

Receba as novidades da DevRocket

Receba nossos alertas exclusivos