É possível que o comércio eletrônico tenha representado mais de 13% do varejo restrito em 2022

Publicado em 19/02/2023 por Guilherme H. da Silva - CTO   |   E-commerce   |   1151
       
De acordo com um estudo da Boa Vista que analisou a evolução e a representatividade do comércio eletrônico no país, o e-commerce representava cerca de 5,8% do varejo restrito acumulado em 12 meses, de acordo com dados do IBGE em 2019. Em 2020, essa parcela aumentou para 9,6%. A empresa atribui essa forte elevação principalmente à pandemia, na qual as restrições de isolamento/distanciamento social "forçaram" muitas empresas e consumidores a se adaptarem a esse período.

Nos últimos tempos, o e-commerce tem apresentado um crescimento constante em relação ao varejo tradicional. No entanto, esse aumento tem sido mais lento do que o esperado, principalmente após o avanço da campanha de vacinação e a redução das restrições, que permitiram a reabertura gradual do varejo físico. Além disso, o desenvolvimento do e-commerce é limitado pelos altos custos de infraestrutura tecnológica e logística necessários para integrar todos os processos envolvidos.

Apesar disso, grandes varejistas têm oferecido serviços para ajudar médios e pequenos negócios a usufruírem de suas estruturas já consolidadas no varejo online, reconhecendo que esses investimentos podem ser proibitivos para alguns empreendimentos. O comércio eletrônico é uma tendência há algum tempo e muitos negócios podem se beneficiar desse mercado em crescimento.

De acordo com o economista da Boa Vista, Flávio Calife, o crescimento do e-commerce ainda é robusto, embora se espere que o ritmo desacelere. Alguns estudos sugerem que até 2025, o comércio eletrônico pode representar cerca de 20% do varejo restrito, mas isso não deve ser considerado um limite para o setor no Brasil. Em países como a China e a Coréia do Sul, onde o mercado já está mais maduro, o e-commerce pode representar até 30% ou mais do varejo.

A pandemia mudou o comportamento dos consumidores e muitas dessas mudanças vieram para ficar. Além da praticidade, o e-commerce oferece uma ampla variedade de produtos que muitas vezes não estão disponíveis no varejo físico, e aceita diversas formas de pagamento, desde boletos até Pix e cartões de diferentes bandeiras. No entanto, como em qualquer negócio, sempre há riscos, e no caso do e-commerce, o risco mais comum é a fraude.

Falar com Especialista

Confira Também

Blog DevRocket - Crie campanhas memoráveis para o Dia das Mães

Crie campanhas memoráveis para o Dia das Mães

#diadasmães #vendas #campanhasdemarketing #marketing

Campanhas inesquecíveis não nascem do acaso — elas são construídas com emoção, estratégia e diferenciação. No e-commerce, onde o cliente não sente o produto, sentir a marca faz toda a diferença.
E-commerce
Publicado em 26/04/2025 por Carol Bellasco - Social Media
       
Blog DevRocket - Estratégias de marketing para o Dia das Mães

Estratégias de marketing para o Dia das Mães

#diadasmães #vendas #nichos #marketing

O Dia das Mães é uma grande chance para sua loja virtual vender mais, fidelizar clientes e ganhar destaque. Com planejamento e boas estratégias, sua campanha pode decolar.
E-commerce
Publicado em 26/04/2025 por Carol Bellasco - Social Media
       
Blog DevRocket - 5 Ideias de Campanhas Emocionantes para o Dia das Mães no E-commerce

5 Ideias de Campanhas Emocionantes para o Dia das Mães no E-commerce

#diadasmães #ecommerce #lojavirtual #venderonline

Segundo a Neotrust, em 2024, o faturamento do e-commerce nessa data cresceu 21,4% em comparação ao ano anterior — um resultado que mostra como o público está cada vez mais engajado em comprar online.
E-commerce
Publicado em 25/04/2025 por Thaís Cristina - CEO
       
Blog DevRocket - Full Shop: O Tema Ideal para Sua Loja Virtual na Tray

Full Shop: O Tema Ideal para Sua Loja Virtual na Tray

#fullshop #layout #tema #lojavirtual #tray #ecommerce

Se existe um tema que une beleza e funcionalidades pensadas para facilitar a vida do lojista e do cliente, esse tema é o Full Shop, desenvolvido pela DevRocket.
Tray
Publicado em 25/04/2025 por Thaís Cristina - CEO
       
Blog DevRocket - Melhores Nichos para o Dia das Mães

Melhores Nichos para o Dia das Mães

#diadasmães #vendas #nichos

O Dia das Mães é uma das datas mais fortes do e-commerce, atrás apenas da Black Friday e do Natal. O apelo emocional impulsiona as vendas, mas o sucesso depende da escolha do nicho certo.
E-commerce
Publicado em 25/04/2025 por Carol Bellasco - Social Media
       
Confira nossa Apresentação Comercial (PDF)

Newsletter

Receba as novidades da DevRocket

Receba nossos alertas exclusivos