É possível que o comércio eletrônico tenha representado mais de 13% do varejo restrito em 2022

Publicado em 19/02/2023 por Guilherme H. da Silva - CTO   |   E-commerce   |   1185
       
De acordo com um estudo da Boa Vista que analisou a evolução e a representatividade do comércio eletrônico no país, o e-commerce representava cerca de 5,8% do varejo restrito acumulado em 12 meses, de acordo com dados do IBGE em 2019. Em 2020, essa parcela aumentou para 9,6%. A empresa atribui essa forte elevação principalmente à pandemia, na qual as restrições de isolamento/distanciamento social "forçaram" muitas empresas e consumidores a se adaptarem a esse período.

Nos últimos tempos, o e-commerce tem apresentado um crescimento constante em relação ao varejo tradicional. No entanto, esse aumento tem sido mais lento do que o esperado, principalmente após o avanço da campanha de vacinação e a redução das restrições, que permitiram a reabertura gradual do varejo físico. Além disso, o desenvolvimento do e-commerce é limitado pelos altos custos de infraestrutura tecnológica e logística necessários para integrar todos os processos envolvidos.

Apesar disso, grandes varejistas têm oferecido serviços para ajudar médios e pequenos negócios a usufruírem de suas estruturas já consolidadas no varejo online, reconhecendo que esses investimentos podem ser proibitivos para alguns empreendimentos. O comércio eletrônico é uma tendência há algum tempo e muitos negócios podem se beneficiar desse mercado em crescimento.

De acordo com o economista da Boa Vista, Flávio Calife, o crescimento do e-commerce ainda é robusto, embora se espere que o ritmo desacelere. Alguns estudos sugerem que até 2025, o comércio eletrônico pode representar cerca de 20% do varejo restrito, mas isso não deve ser considerado um limite para o setor no Brasil. Em países como a China e a Coréia do Sul, onde o mercado já está mais maduro, o e-commerce pode representar até 30% ou mais do varejo.

A pandemia mudou o comportamento dos consumidores e muitas dessas mudanças vieram para ficar. Além da praticidade, o e-commerce oferece uma ampla variedade de produtos que muitas vezes não estão disponíveis no varejo físico, e aceita diversas formas de pagamento, desde boletos até Pix e cartões de diferentes bandeiras. No entanto, como em qualquer negócio, sempre há riscos, e no caso do e-commerce, o risco mais comum é a fraude.

Falar com Especialista

Confira Também

Blog DevRocket - Psicologia das cores: cativar vendas através das cores!

Psicologia das cores: cativar vendas através das cores!

#psicologiadascores #cores #coresquevendem #marketing #ecommerce #psicologia

As cores que você utiliza em sua loja, nos criativos, artes estáticas, banners e vídeos podem ter muito impacto sobre os cliques, visualizações e conversões. Você sabia disso? Então entenda como usar a partir de agora as cores ao seu favor!
Marketing Digital
Publicado em 11/06/2025 por Seme Rabeh - Social Media
       
Blog DevRocket - Por que o Storytelling funciona tão bem nas Vendas?

Por que o Storytelling funciona tão bem nas Vendas?

#storytelling #vendas #vendasonline #historiaquevende #marketing

Para atrair o público e efetivar vendas, é necessário ter muita persuasão, e nada melhor que persuadir através de uma boa história. Para isso, temos o storytelling!
Redes Sociais
Publicado em 05/06/2025 por Seme Rabeh - Social Media
       
Blog DevRocket - 5 Fatores que Tornam uma Loja Online Confiável

5 Fatores que Tornam uma Loja Online Confiável

#dicas #lojaconfiavel #ecommerce #lojaverdadeira #lojavirtual

Possuir uma loja virtual não é uma tarefa muito fácil, mas não é impossível! Porém, muitas vezes, há alguns elementos que demandam mais atenção para trazer maior evidência e veracidade sobre.
E-commerce
Publicado em 05/06/2025 por Seme Rabeh - Social Media
       
Blog DevRocket - Magazine Luiza no digital: o que podemos aprender?

Magazine Luiza no digital: o que podemos aprender?

#magazineluiza #magalu #ecommerce #marketplace #vendasonline

Nos últimos anos, a Magazine Luiza deixou de ser vista como uma varejista tradicional com forte presença física para se tornar um dos maiores cases de transformação digital do Brasil.
E-commerce
Publicado em 05/06/2025 por Seme Rabeh - Social Media
       
Blog DevRocket - 1 Pedido a Cada 7 Segundos: O Boom do E-commerce Brasileiro

1 Pedido a Cada 7 Segundos: O Boom do E-commerce Brasileiro

#pedidos #vendas #compras #ecommercebr

Hoje em dia, no mercado brasileiro, o E-commerce tem se tornado uma grande potência, visto que cada vez mais os consumidores estão optando por esse tipo de compra, de forma on-line, facilitada e rápida.
E-commerce
Publicado em 02/06/2025 por Seme Rabeh - Social Media
       
Confira nossa Apresentação Comercial (PDF)

Newsletter

Receba as novidades da DevRocket

Receba nossos alertas exclusivos