É possível que o comércio eletrônico tenha representado mais de 13% do varejo restrito em 2022.

Publicado em 19/02/2023 por Guilherme H. - CTO   |   E-commerce   |   791
       
De acordo com um estudo da Boa Vista que analisou a evolução e a representatividade do comércio eletrônico no país, o e-commerce representava cerca de 5,8% do varejo restrito acumulado em 12 meses, de acordo com dados do IBGE em 2019. Em 2020, essa parcela aumentou para 9,6%. A empresa atribui essa forte elevação principalmente à pandemia, na qual as restrições de isolamento/distanciamento social "forçaram" muitas empresas e consumidores a se adaptarem a esse período.

Nos últimos tempos, o e-commerce tem apresentado um crescimento constante em relação ao varejo tradicional. No entanto, esse aumento tem sido mais lento do que o esperado, principalmente após o avanço da campanha de vacinação e a redução das restrições, que permitiram a reabertura gradual do varejo físico. Além disso, o desenvolvimento do e-commerce é limitado pelos altos custos de infraestrutura tecnológica e logística necessários para integrar todos os processos envolvidos.

Apesar disso, grandes varejistas têm oferecido serviços para ajudar médios e pequenos negócios a usufruírem de suas estruturas já consolidadas no varejo online, reconhecendo que esses investimentos podem ser proibitivos para alguns empreendimentos. O comércio eletrônico é uma tendência há algum tempo e muitos negócios podem se beneficiar desse mercado em crescimento.

De acordo com o economista da Boa Vista, Flávio Calife, o crescimento do e-commerce ainda é robusto, embora se espere que o ritmo desacelere. Alguns estudos sugerem que até 2025, o comércio eletrônico pode representar cerca de 20% do varejo restrito, mas isso não deve ser considerado um limite para o setor no Brasil. Em países como a China e a Coréia do Sul, onde o mercado já está mais maduro, o e-commerce pode representar até 30% ou mais do varejo.

A pandemia mudou o comportamento dos consumidores e muitas dessas mudanças vieram para ficar. Além da praticidade, o e-commerce oferece uma ampla variedade de produtos que muitas vezes não estão disponíveis no varejo físico, e aceita diversas formas de pagamento, desde boletos até Pix e cartões de diferentes bandeiras. No entanto, como em qualquer negócio, sempre há riscos, e no caso do e-commerce, o risco mais comum é a fraude.

Vamos conversar sobre E-commerce / Loja Virtual, Tráfego Pago ou Social Media?

Confira Também

Blog DevRocket - O que vender e como vender produtos para festa junina no e-commerce

O que vender e como vender produtos para festa junina no e-commerce

#festajunina #datacomemorativa #ecommerce #lojavirtual

Vender produtos de festa junina online é uma excelente oportunidade para impulsionar as vendas no e-commerce. Para ter sucesso nesse segmento, é importante oferecer uma variedade de produtos temáticos, desde vestuário e decoração até alimentos e bebidas típicas.
E-commerce
Publicado em 08/05/2024 por Thaís Cristina - CEO
       
Blog DevRocket - Como Montar uma Loja Virtual de Velas: Um Guia Passo a Passo

Como Montar uma Loja Virtual de Velas: Um Guia Passo a Passo

#velas #lojavirtual #ecommerce #venderonline

Descubra o encanto e a rentabilidade de ter uma loja de velas online! Com um mercado em crescimento e uma demanda crescente por produtos artesanais e terapêuticos, abrir uma loja virtual de velas é uma excelente oportunidade de negócio.
E-commerce
Publicado em 07/05/2024 por Thaís Cristina - CEO
       
Blog DevRocket - Dia dos Namorados no E-commerce: Estratégias para Impulsionar suas Vendas

Dia dos Namorados no E-commerce: Estratégias para Impulsionar suas Vendas

#diadosnamorados #ecommerce #lojavirtual #datacomemorativa

O Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes e lucrativas para o comércio, especialmente para o e-commerce. Esta data romântica oferece uma oportunidade única para as lojas virtuais aumentarem suas vendas e fortalecerem o relacionamento com os clientes.
E-commerce
Publicado em 01/05/2024 por Thaís Cristina - CEO
       
Blog DevRocket - Dicas de Como Vender Online no Dia das Mães

Dicas de Como Vender Online no Dia das Mães

#diadasmães #datacomemorativa #ecommerce #lojavirtual

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio eletrônico. Esta data especial oferece uma oportunidade única para as lojas online aumentarem suas vendas e fortalecerem o relacionamento com os clientes.
E-commerce
Publicado em 26/04/2024 por Thaís Cristina - CEO
       
Blog DevRocket - Guia Definitivo: Criando Sua Loja Virtual de Lingerie

Guia Definitivo: Criando Sua Loja Virtual de Lingerie

#lojavirtual #modaintima #lingerie

Uma loja virtual permite que clientes de todo o país, ou até mesmo do mundo, tenham acesso à sua coleção de lingerie. Eles podem comprar confortavelmente de casa, a qualquer hora do dia ou da noite.
E-commerce
Publicado em 17/04/2024 por Thaís Cristina - CEO
       

Newsletter - Receba novidades da DevRocket

Receba nossos alertas exclusivos.