Desafios e Oportunidades do Varejo Digital para Equipes de Marketing em um Ambiente de Competitivo

Publicado em 24/03/2023 por Guilherme H. da Silva - CTO   |   Marketing Digital   |   1903
       

O varejo digital brasileiro faturou mais de R$ 150 bilhões em 2021 e está entre as dez nações com maior expectativa de crescimento no e-commerce. No entanto, os resultados do setor têm sido menos otimistas do que as pesquisas indicam. Na última Black Friday, por exemplo, houve uma queda de 28% no faturamento, o pior resultado desde que foi lançada no Brasil. Em 2023, os desafios do setor serão ainda maiores, com a perspectiva de recessão econômica global, aumento da concorrência com players internacionais e mudanças no comportamento do consumidor.

Nesse contexto, as estratégias de marketing devem ir além da competição por preço e gerar valor real para o consumidor em cada etapa de sua experiência. Três eixos essenciais para alcançar esse objetivo são:

Integre o marketing com a operação do negócio

Garantir rapidez, praticidade e transparência na entrega é essencial para o sucesso do e-commerce, mas a logística em um país continental como o Brasil é um desafio. Antes de focar no marketing, é importante verificar se a estrutura operacional do negócio está pronta para suportar as vendas e enfrentar a concorrência acirrada. A colaboração entre as áreas de estoque, logística e marketing é fundamental. Para atrair a atenção do consumidor, é recomendável personalizar anúncios com ofertas de preço e condições especiais de frete em tempo real, desde que as ofertas sejam verdadeiras, competitivas e os produtos estejam disponíveis em estoque.

Otimize eficiência e custos de marketing

Fazer mais com menos será um grande desafio para o marketing em 2023, exigindo otimização de custos e foco em resultados. Embora o retargeting seja uma estratégia comprovada para gerar conversão a curto prazo, é importante não negligenciar o branding e a consideração para aumentar o engajamento do consumidor e gerar tráfego para o site. É crucial rever processos e realinhar expectativas com parceiros e fornecedores, avaliando o papel de cada um no funil e na geração de receita, e aplicando tecnologias eficientes em cada estratégia para obter melhores resultados com custos menores. Por exemplo, algoritmos de deep learning podem ser até 50% mais eficientes em campanhas de retargeting do que os de machine learning convencionais.

Torne a sua marca um grande diferencial

Os consumidores estão cada vez mais engajados politicamente e preocupados com questões sociais. Eles procuram marcas que representem seus ideais e com as quais possam estabelecer relações de confiança. Por esse motivo, é essencial investir em branding para fortalecer a percepção dos valores da marca junto ao público.

Uma pesquisa recente da Accenture, que entrevistou mais de 25 mil consumidores em 22 países, confirma essa tendência. Metade dos entrevistados disse que a pandemia os levou a repensar seu propósito pessoal e a reavaliar o que é importante na vida. Enquanto 42% afirmaram que a pandemia os fez perceber a necessidade de se concentrar mais nos outros do que em si mesmos.

Com isso em mente, o primeiro passo crucial nessa estratégia é entender claramente as expectativas dos clientes e o que a marca pode fazer de forma autêntica para contribuir com esses desafios. Essa abordagem combinada será o pilar central de todas as ações de marketing focadas em branding. Comunicações genéricas e impessoais têm cada vez menos espaço.

O segundo grande desafio será colocar esse conhecimento em prática, pois as prioridades dos clientes e suas jornadas individuais mudam rapidamente. É importante, portanto, acompanhar o desenvolvimento tecnológico para automatizar a personalização ao máximo, mantendo a experiência individualizada e impactante, mas em grande escala.

O vídeo tem se mostrado uma ferramenta essencial para campanhas de branding. Quando combinado com recursos tecnológicos avançados, pode ser adaptado ao gosto de cada usuário, criando milhares de versões de um mesmo anúncio. Isso não apenas torna as mensagens de marketing mais atraentes, como também fortalece a relação entre o consumidor e a marca.

Falar com Especialista

Confira Também

Blog DevRocket - CRO: como ele aumenta suas conversões?

CRO: como ele aumenta suas conversões?

#cro #trafegopago #marketingdigital #alcance #anuncios #conversoes

Você sabe o que é CRO e porque ele é essencial para seu E-commerce? Venha entender o que é e sua importancia para trazer mais conversões à sua loja!
Tráfego Pago
Publicado em 09/06/2025 por Seme Rabeh - Social Media
       
Blog DevRocket - Como Aumentar o Tráfego da Sua Loja Sem Gastar Mais em Anúncios

Como Aumentar o Tráfego da Sua Loja Sem Gastar Mais em Anúncios

#trafego #trafegoorganico #anuncios #dicas

Nem só de conteúdo pago se vive no tráfego para trazer mais pessoas e acessos ao seu E-commerce, não é mesmo? Descubra outras formas de atrair público para o seu negócio.
Redes Sociais
Publicado em 02/06/2025 por Seme Rabeh - Social Media
       
Blog DevRocket - Nichos Sensíveis: saiba quais são difícies de anunciar nas plataformas

Nichos Sensíveis: saiba quais são difícies de anunciar nas plataformas

#trafegopago #midiapaga #nichosblack #anunciosproibidos

A Mídia Paga pode ser executada de inúmeras formas, porém, possui algumas maneiras corretas de ser executada, principalmente em segmentos mais delicados. Entenda tudo neste artigo para não cometer erros que compromentam seu negócio!
Marketing Digital
Publicado em 29/05/2025 por Seme Rabeh - Social Media
       
Blog DevRocket - Você sabe como a UGC pode fazer seu negócio vender mais?

Você sabe como a UGC pode fazer seu negócio vender mais?

#ugc #influenciador #video #conteudo

Influenciadores são ótimos, mas ainda sim os UGC podem se destacar mais! Você sabe o que é e sua importância?
Marketing Digital
Publicado em 29/05/2025 por Seme Rabeh - Social Media
       
Blog DevRocket - Mundo Gamer: Trailer de GTA 6 bate 30 milhões de visualizações em 2 horas

Mundo Gamer: Trailer de GTA 6 bate 30 milhões de visualizações em 2 horas

#tendencia #espera #gta6 #game

O retorno de um grande sucesso é e esperado por muitos sempre terá um grande holofote, principalmente se houver afetividade sobre. Mais um caso de nostalgia tem ganhado notoriedade no ano de 2025, saiba como aproveitar a onda no mercado e pensar em possibilidade de aplicações no seu e-commerce!
Redes Sociais
Publicado em 23/05/2025 por Seme Rabeh - Social Media
       
Confira nossa Apresentação Comercial (PDF)

Newsletter

Receba as novidades da DevRocket

Receba nossos alertas exclusivos