De acordo com uma pesquisa recente, os marketplaces digitais são apontados como o futuro do comércio

Publicado em 30/03/2023 por Guilherme H. da Silva - CTO   |   E-commerce   |   1516
       

Uma pesquisa recente, intitulada "2022 B2B Digital Buyers' Journey: Forces Shaping the Future of Enterprise Procurement", destaca a importância dos marketplaces no processo de aquisição de softwares empresariais e reforça o crescimento dessas plataformas na gestão de empresas de diversos segmentos da indústria em todo o mundo.

Conduzida pela Futurum Research e patrocinada pela SAP, a pesquisa contou com a participação de cerca de 1.000 pessoas, incluindo 100 do Brasil. Entre elas, havia tomadores de decisão globais, compradores de software e líderes de TI que trabalham para empresas de nove grandes indústrias, com porte entre 500 e mais de 50 mil funcionários, nos países Brasil, América do Norte, Reino Unido, Alemanha, França e China.

Mudança no modelo de negócios

No Brasil, a pesquisa revelou um resultado significativo: 84,3% das empresas mudaram seu modelo de negócios nos últimos dois anos, após ajustarem sua abordagem de compras de softwares corporativos. Entre essas empresas, 58,7% fizeram essa mudança de forma significativa, o que impactou diretamente na qualidade dos produtos, já que 46,3% afirmam que o processo de aquisição operou com a mesma eficiência frequentemente nos últimos dois anos.

Conforme a pesquisa, o tipo de software utilizado no processo de compras muda de acordo com as necessidades do negócio. Atualmente, 73,9% das empresas disseram que usam algum marketplace digital, e 21% consideram utilizá-lo no futuro próximo.

O estudo aponta que ainda há muito espaço para crescimento desse segmento, já que 38,4% das empresas usam um marketplace digital pela primeira vez quando estão analisando soluções e fornecedores de softwares. Por outro lado, 31,3% usam essas plataformas de forma experimental, monitorando seu uso por outras empresas antes de escolher a melhor opção para suas necessidades.

Recorte do Brasil na pesquisa

48,2% dos entrevistados brasileiros afirmaram que entre 5% e 24% de suas compras globais de softwares empresariais são feitas digitalmente de forma recorrente, enquanto 38,4% nos últimos dois anos, de acordo com a pesquisa.

A pesquisa também revelou que, no Brasil, 37,5% das empresas têm entre 2 e 3 executivos responsáveis pelas decisões finais de compras, seguidos por líderes de negócios e gerentes, ambos com 32,5%. Os executivos são os principais responsáveis por determinar a necessidade do uso de softwares empresariais em 65% dos casos, tornando-se peça-chave na estratégia de compras de tecnologia para gestão dos negócios.

Quanto às áreas de interesse dos participantes da pesquisa no Brasil, destacam-se aplicações de análise e inteligência de mercado, experiência do cliente, gestão de relacionamento com o cliente (CRM), banco de dados e gerenciamento de dados e ferramentas de desenvolvimento.

Falar com Especialista

Confira Também

Blog DevRocket - Guia rápido de como vender acessórios de prata online

Guia rápido de como vender acessórios de prata online

#guiarapido #acessoriosdeprata #prata #venderonline #nuvemshop

Com o crescimento das compras digitais e a busca por produtos mais sofisticados e personalizados, o mercado de joias e acessórios de prata tem conquistado um espaço valioso no e-commerce.
Nuvemshop
Publicado em 29/10/2025 por Seme Rabeh - Social Media
       
Blog DevRocket - Tudo sobre a Black Friday 2025: guia completo para lojistas

Tudo sobre a Black Friday 2025: guia completo para lojistas

#blackfriday #guiacompleto #estrategiasblackfriday #ecommerce #lojavirtual

A Black Friday é a maior data do comércio eletrônico no Brasil e no mundo, sendo responsável por movimentar bilhões em vendas todos os anos. Para lojistas, é uma oportunidade única de aumentar faturamento, atrair novos clientes e fortalecer a marca. No entanto, alcançar bons resultados exige planejamento estratégico, conhecimento do comportamento do consumidor e execução precisa.
Marketing Digital
Publicado em 27/10/2025 por Seme Rabeh - Social Media
       
Blog DevRocket - Montando uma loja de móveis na Nuvemshop: guia completo para começar

Montando uma loja de móveis na Nuvemshop: guia completo para começar

#moveis #lojademoveis #lojavirtual #ecommerce #nuvemshop

Vender móveis pela internet não é mais futurismo — já é realidade para muitos empreendedores. Segundo a Nuvemshop, o setor de móveis no e-commerce tem se expandido, e há espaço importante para quem souber unir logística, apresentação visual e boas práticas digitais. 
E-commerce
Publicado em 24/10/2025 por Seme Rabeh - Social Media
       
Blog DevRocket - Projeções para o futuro: como o TikTok Shop pode redefinir a Black Friday no Brasil

Projeções para o futuro: como o TikTok Shop pode redefinir a Black Friday no Brasil

#tiktokshop #tiktok #blackfriday #lojavirtual

Descubra como o TikTok Shop pode redefinir a Black Friday no Brasil. Veja projeções do mercado, números reais e estratégias para vender mais e engajar clientes.
Redes Sociais
Publicado em 20/10/2025 por Thaís Cristina - CEO
       
Blog DevRocket - Live Commerce no TikTok Shop: tendência forte para a Black Friday

Live Commerce no TikTok Shop: tendência forte para a Black Friday

#tiktok #tiktokshop #livecommerce #ecommerce #lojavirtual #blackfriday

Descubra como o live commerce no TikTok Shop pode multiplicar suas vendas na Black Friday. Veja dados reais, tendências e dicas práticas para converter audiência em clientes.
Redes Sociais
Publicado em 10/10/2025 por Thaís Cristina - CEO
       
Confira nossa Apresentação Comercial (PDF)

Newsletter

Receba as novidades da DevRocket

Receba nossos alertas exclusivos