Uma pesquisa recente, intitulada "2022 B2B Digital Buyers' Journey: Forces Shaping the Future of Enterprise Procurement", destaca a importância dos marketplaces no processo de aquisição de softwares empresariais e reforça o crescimento dessas plataformas na gestão de empresas de diversos segmentos da indústria em todo o mundo.
Conduzida pela Futurum Research e patrocinada pela SAP, a pesquisa contou com a participação de cerca de 1.000 pessoas, incluindo 100 do Brasil. Entre elas, havia tomadores de decisão globais, compradores de software e líderes de TI que trabalham para empresas de nove grandes indústrias, com porte entre 500 e mais de 50 mil funcionários, nos países Brasil, América do Norte, Reino Unido, Alemanha, França e China.
Mudança no modelo de negócios
No Brasil, a pesquisa revelou um resultado significativo: 84,3% das empresas mudaram seu modelo de negócios nos últimos dois anos, após ajustarem sua abordagem de compras de softwares corporativos. Entre essas empresas, 58,7% fizeram essa mudança de forma significativa, o que impactou diretamente na qualidade dos produtos, já que 46,3% afirmam que o processo de aquisição operou com a mesma eficiência frequentemente nos últimos dois anos.
Conforme a pesquisa, o tipo de software utilizado no processo de compras muda de acordo com as necessidades do negócio. Atualmente, 73,9% das empresas disseram que usam algum marketplace digital, e 21% consideram utilizá-lo no futuro próximo.
O estudo aponta que ainda há muito espaço para crescimento desse segmento, já que 38,4% das empresas usam um marketplace digital pela primeira vez quando estão analisando soluções e fornecedores de softwares. Por outro lado, 31,3% usam essas plataformas de forma experimental, monitorando seu uso por outras empresas antes de escolher a melhor opção para suas necessidades.
Recorte do Brasil na pesquisa
48,2% dos entrevistados brasileiros afirmaram que entre 5% e 24% de suas compras globais de softwares empresariais são feitas digitalmente de forma recorrente, enquanto 38,4% nos últimos dois anos, de acordo com a pesquisa.
A pesquisa também revelou que, no Brasil, 37,5% das empresas têm entre 2 e 3 executivos responsáveis pelas decisões finais de compras, seguidos por líderes de negócios e gerentes, ambos com 32,5%. Os executivos são os principais responsáveis por determinar a necessidade do uso de softwares empresariais em 65% dos casos, tornando-se peça-chave na estratégia de compras de tecnologia para gestão dos negócios.
Quanto às áreas de interesse dos participantes da pesquisa no Brasil, destacam-se aplicações de análise e inteligência de mercado, experiência do cliente, gestão de relacionamento com o cliente (CRM), banco de dados e gerenciamento de dados e ferramentas de desenvolvimento.
#presskit #lojavirtual #marketing #ecommerce
#natal #lojavirtual #ecommerce #datasazonal #natal2024
#natal #docesnatalinos #lojavirtual #ecommerce
#natal #lojavirtual #vendas #ecommerce #natal2024
#experienciadocliente #blackfriday #cliente #lojavirtual