De acordo com uma pesquisa recente, os marketplaces digitais são apontados como o futuro do comércio.

Publicado em 30/03/2023 por Guilherme H. - CTO   |   E-commerce   |   1011
       

Uma pesquisa recente, intitulada "2022 B2B Digital Buyers' Journey: Forces Shaping the Future of Enterprise Procurement", destaca a importância dos marketplaces no processo de aquisição de softwares empresariais e reforça o crescimento dessas plataformas na gestão de empresas de diversos segmentos da indústria em todo o mundo.

Conduzida pela Futurum Research e patrocinada pela SAP, a pesquisa contou com a participação de cerca de 1.000 pessoas, incluindo 100 do Brasil. Entre elas, havia tomadores de decisão globais, compradores de software e líderes de TI que trabalham para empresas de nove grandes indústrias, com porte entre 500 e mais de 50 mil funcionários, nos países Brasil, América do Norte, Reino Unido, Alemanha, França e China.

Mudança no modelo de negócios

No Brasil, a pesquisa revelou um resultado significativo: 84,3% das empresas mudaram seu modelo de negócios nos últimos dois anos, após ajustarem sua abordagem de compras de softwares corporativos. Entre essas empresas, 58,7% fizeram essa mudança de forma significativa, o que impactou diretamente na qualidade dos produtos, já que 46,3% afirmam que o processo de aquisição operou com a mesma eficiência frequentemente nos últimos dois anos.

Conforme a pesquisa, o tipo de software utilizado no processo de compras muda de acordo com as necessidades do negócio. Atualmente, 73,9% das empresas disseram que usam algum marketplace digital, e 21% consideram utilizá-lo no futuro próximo.

O estudo aponta que ainda há muito espaço para crescimento desse segmento, já que 38,4% das empresas usam um marketplace digital pela primeira vez quando estão analisando soluções e fornecedores de softwares. Por outro lado, 31,3% usam essas plataformas de forma experimental, monitorando seu uso por outras empresas antes de escolher a melhor opção para suas necessidades.

Recorte do Brasil na pesquisa

48,2% dos entrevistados brasileiros afirmaram que entre 5% e 24% de suas compras globais de softwares empresariais são feitas digitalmente de forma recorrente, enquanto 38,4% nos últimos dois anos, de acordo com a pesquisa.

A pesquisa também revelou que, no Brasil, 37,5% das empresas têm entre 2 e 3 executivos responsáveis pelas decisões finais de compras, seguidos por líderes de negócios e gerentes, ambos com 32,5%. Os executivos são os principais responsáveis por determinar a necessidade do uso de softwares empresariais em 65% dos casos, tornando-se peça-chave na estratégia de compras de tecnologia para gestão dos negócios.

Quanto às áreas de interesse dos participantes da pesquisa no Brasil, destacam-se aplicações de análise e inteligência de mercado, experiência do cliente, gestão de relacionamento com o cliente (CRM), banco de dados e gerenciamento de dados e ferramentas de desenvolvimento.

Falar com um Especialista

Confira Também

Blog DevRocket - Press Kit: O Que É e Como Fazer um Kit de Sucesso

Press Kit: O Que É e Como Fazer um Kit de Sucesso

#presskit #lojavirtual #marketing #ecommerce

Saiba o que é um Press Kit e como criar um kit de sucesso para sua loja virtual. Conquiste influenciadores e clientes com dicas práticas e estratégias!
E-commerce
Publicado em 20/11/2024 por Thaís Cristina - CEO
       
Blog DevRocket - 10 Ideias de Enfeites de Natal para Vender em 2024

10 Ideias de Enfeites de Natal para Vender em 2024

#natal #lojavirtual #ecommerce #datasazonal #natal2024

Descubra 10 ideias criativas de enfeites de Natal para vender em 2024 e encante seus clientes com decorações únicas e festivas.
E-commerce
Publicado em 18/11/2024 por Thaís Cristina - CEO
       
Blog DevRocket - 9 Ideias de Doces Natalinos para Vender Online em 2024

9 Ideias de Doces Natalinos para Vender Online em 2024

#natal #docesnatalinos #lojavirtual #ecommerce

Descubra 9 ideias criativas de doces natalinos para vender online em 2024 e encante seus clientes com delícias irresistíveis para a época festiva!
E-commerce
Publicado em 15/11/2024 por Thaís Cristina - CEO
       
Blog DevRocket - 10 Ideais de Como Aumentar as Vendas no Natal 2024

10 Ideais de Como Aumentar as Vendas no Natal 2024

#natal #lojavirtual #vendas #ecommerce #natal2024

Confira estratégias criativas para impulsionar suas vendas no Natal 2024 e garantir o sucesso da sua loja virtual durante a temporada de festas.
E-commerce
Publicado em 13/11/2024 por Thaís Cristina - CEO
       
Blog DevRocket - Experiência do Cliente na Black Friday

Experiência do Cliente na Black Friday

#experienciadocliente #blackfriday #cliente #lojavirtual

Descubra como aprimorar a experiência do cliente na Black Friday com 15 ideias criativas que garantem vendas mais altas e relacionamentos duradouros.
E-commerce
Publicado em 08/11/2024 por Thaís Cristina - CEO
       
Confira nossa Apresentação Comercial (PDF)

Newsletter - Receba novidades da DevRocket

Receba nossos alertas exclusivos.