De acordo com uma pesquisa recente, os marketplaces digitais são apontados como o futuro do comércio

Publicado em 30/03/2023 por Guilherme H. da Silva - CTO   |   E-commerce   |   1251
       

Uma pesquisa recente, intitulada "2022 B2B Digital Buyers' Journey: Forces Shaping the Future of Enterprise Procurement", destaca a importância dos marketplaces no processo de aquisição de softwares empresariais e reforça o crescimento dessas plataformas na gestão de empresas de diversos segmentos da indústria em todo o mundo.

Conduzida pela Futurum Research e patrocinada pela SAP, a pesquisa contou com a participação de cerca de 1.000 pessoas, incluindo 100 do Brasil. Entre elas, havia tomadores de decisão globais, compradores de software e líderes de TI que trabalham para empresas de nove grandes indústrias, com porte entre 500 e mais de 50 mil funcionários, nos países Brasil, América do Norte, Reino Unido, Alemanha, França e China.

Mudança no modelo de negócios

No Brasil, a pesquisa revelou um resultado significativo: 84,3% das empresas mudaram seu modelo de negócios nos últimos dois anos, após ajustarem sua abordagem de compras de softwares corporativos. Entre essas empresas, 58,7% fizeram essa mudança de forma significativa, o que impactou diretamente na qualidade dos produtos, já que 46,3% afirmam que o processo de aquisição operou com a mesma eficiência frequentemente nos últimos dois anos.

Conforme a pesquisa, o tipo de software utilizado no processo de compras muda de acordo com as necessidades do negócio. Atualmente, 73,9% das empresas disseram que usam algum marketplace digital, e 21% consideram utilizá-lo no futuro próximo.

O estudo aponta que ainda há muito espaço para crescimento desse segmento, já que 38,4% das empresas usam um marketplace digital pela primeira vez quando estão analisando soluções e fornecedores de softwares. Por outro lado, 31,3% usam essas plataformas de forma experimental, monitorando seu uso por outras empresas antes de escolher a melhor opção para suas necessidades.

Recorte do Brasil na pesquisa

48,2% dos entrevistados brasileiros afirmaram que entre 5% e 24% de suas compras globais de softwares empresariais são feitas digitalmente de forma recorrente, enquanto 38,4% nos últimos dois anos, de acordo com a pesquisa.

A pesquisa também revelou que, no Brasil, 37,5% das empresas têm entre 2 e 3 executivos responsáveis pelas decisões finais de compras, seguidos por líderes de negócios e gerentes, ambos com 32,5%. Os executivos são os principais responsáveis por determinar a necessidade do uso de softwares empresariais em 65% dos casos, tornando-se peça-chave na estratégia de compras de tecnologia para gestão dos negócios.

Quanto às áreas de interesse dos participantes da pesquisa no Brasil, destacam-se aplicações de análise e inteligência de mercado, experiência do cliente, gestão de relacionamento com o cliente (CRM), banco de dados e gerenciamento de dados e ferramentas de desenvolvimento.

Falar com Especialista

Confira Também

Blog DevRocket - Por que o Storytelling funciona tão bem nas Vendas?

Por que o Storytelling funciona tão bem nas Vendas?

#storytelling #vendas #vendasonline #historiaquevende #marketing

Para atrair o público e efetivar vendas, é necessário ter muita persuasão, e nada melhor que persuadir através de uma boa história. Para isso, temos o storytelling!
Redes Sociais
Publicado em 05/06/2025 por Seme Rabeh - Social Media
       
Blog DevRocket - 5 Fatores que Tornam uma Loja Online Confiável

5 Fatores que Tornam uma Loja Online Confiável

#dicas #lojaconfiavel #ecommerce #lojaverdadeira #lojavirtual

Possuir uma loja virtual não é uma tarefa muito fácil, mas não é impossível! Porém, muitas vezes, há alguns elementos que demandam mais atenção para trazer maior evidência e veracidade sobre.
E-commerce
Publicado em 05/06/2025 por Seme Rabeh - Social Media
       
Blog DevRocket - Magazine Luiza no digital: o que podemos aprender?

Magazine Luiza no digital: o que podemos aprender?

#magazineluiza #magalu #ecommerce #marketplace #vendasonline

Nos últimos anos, a Magazine Luiza deixou de ser vista como uma varejista tradicional com forte presença física para se tornar um dos maiores cases de transformação digital do Brasil.
E-commerce
Publicado em 05/06/2025 por Seme Rabeh - Social Media
       
Blog DevRocket - 1 Pedido a Cada 7 Segundos: O Boom do E-commerce Brasileiro

1 Pedido a Cada 7 Segundos: O Boom do E-commerce Brasileiro

#pedidos #vendas #compras #ecommercebr

Hoje em dia, no mercado brasileiro, o E-commerce tem se tornado uma grande potência, visto que cada vez mais os consumidores estão optando por esse tipo de compra, de forma on-line, facilitada e rápida.
E-commerce
Publicado em 02/06/2025 por Seme Rabeh - Social Media
       
Blog DevRocket - Personalize sua Experiência de Compra e Veja Seu E-commerce Crescer

Personalize sua Experiência de Compra e Veja Seu E-commerce Crescer

#experienciadecompra #experienciadeusuario #compra #experiencia #personalizacao

Trazer uma experiência de compra para um usuário vai além de "apenas" um pós venda eficiente. A experiência é desde aos conteúdos produzidos, a e-mails, personalizações na loja e muito mais.
E-commerce
Publicado em 02/06/2025 por Seme Rabeh - Social Media
       
Confira nossa Apresentação Comercial (PDF)

Newsletter

Receba as novidades da DevRocket

Receba nossos alertas exclusivos