5 coisas que você NÃO pode fazer se deseja abrir uma loja virtual de sucesso

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5 coisas que você NÃO pode fazer se deseja abrir uma loja virtual de sucesso

Criar um e-commerce de sucesso é um processo desafiador e exige bastante de quem está criando e buscando anunciar seus produtos online. Então se você quer criar o seu e ter muito sucesso, leia esse artigo e descubra quais são as atitudes que podem prejudicar sua loja virtual.

Será que preciso realmente melhorar alguma coisa na minha loja virtual?

Acredite, sempre terá algo que pode ajudar a melhorar a experiência do usuário no seu e-commerce. Então, dicas como essas sempre valerão a pena para quem quer ter muito sucesso com as vendas online. 

Aprender com os erros é muito importante, mas se você puder aprender o que não fazer antes de cometer um erro, é melhor ainda. Por isso, nós reunimos os maiores erros cometidos em lojas virtuais e colocamos neste artigo. 

Assim, você vai poder saber o que está fazendo de errado antes mesmo de cometer o erro completamente. Segue abaixo os erros:

Trabalhar com um nicho muito amplo

É importante não nos restringirmos muito quando falamos de vender online, mas quando a opção de nicho é ampla demais pode acarretar problemas e erros, como: não fazer a divulgação correta, descrição completa, não apresentar produtos de fácil manuseio e competitivos. 

Todos esses são problemas muito comuns quando falamos de lojas virtuais que vendem “um pouco de tudo”. Isso pode acarretar confusão no cliente e menor dinamismo na navegação da loja. 

Por isso, escolha corretamente o nicho e tenha um foco imediato, porque assim você saberá qual caminho deve tomar e onde pretende chegar com a sua loja virtual. 

Usar formas de pagamentos burocráticas

Ter muitas formas de pagamento é muito bom, contanto que todas sejam simples e muito úteis para a melhor experiência do usuário. Agora, se você optar por formas de pagamento que exigem muitos dados e muitas etapas, isso pode ser ruim para efetuar o pagamento de qualquer pedido na sua loja. 

Uma loja virtual que oferece formas de pagamento que exigem muito tempo, muitas etapas e muitos dados, acabam assustando o usuário e fazendo ele desistir da compra. Por isso, você deve focar em formas de pagamento mais usadas e bem menos burocráticas. 

A melhor opção é escolher formas de pagamento que tenham checkout transparente e que mantenha o cliente dentro da sua página ao invés de ser redirecionado para outra.

Os exemplos mais comuns e queridinhos dos usuários quando se trata de formas de pagamento são cartão de crédito, PIX e boleto bancário.

Ter uma logística complicada

Uma logística complicada é um processo muito longo e demorado para o produto chegar ao cliente, então quanto mais otimizado e prático for este processo, melhor será a satisfação do cliente e mais vezes ele irá comprar na sua loja virtual. 

Portanto, investir em sistemas que possibilitem uma atualização mais rápida de compra e atualização de estoque, vai ajudar muito no seu resultado logístico. Além disso, fornecer diferentes formas de entrega para o cliente também é uma solução interessante. 

Se existir a possibilidade de retirada imediata em loja física, disponibilize para o seu cliente, isso pode ajudar a solucionar o problema dele de forma mais rápida e eficiente. Portanto, agilize o processo logístico e suas vendas aumentarão muito

Apresentação ruim do produto

Sabe quando você entra no site para pesquisar sobre um produto e não tem descrição, as fotos são bem difíceis de identificar e você se sente até inseguro de adquirir? Então, isso é ter uma apresentação ruim do produto e que causa insegurança no usuário. 

Se você não quer gerar dúvidas no seu cliente, invista em fotos o mais realista e nítidas possíveis e em uma descrição detalhista e bastante clara sobre as funcionalidades e dimensões do produto. Além de proporcionar mais segurança ao cliente, ainda causa credibilidade na loja virtual, pois os grandes e-commerces fazem isso. 

Antes de economizar tempo e investimento, considere sempre como seria a sua experiência como usuário. Aí você terá como dizer se as informações estão completas e bastante claras para quem as ler. 

Escolher uma plataforma e-commerce com poucos recursos

Sabe aqueles sites de compra que demoram de carregar, que não tem opção mobile ou que o pagamento demora muito para processar, mesmo sendo por cartão ou PIX? Então, plataformas como essas limitam a usabilidade do cliente e prejudicam a sua taxa de vendas. 

Por isso, preze sempre pela melhor experiência possível. Sites otimizados, plataformas que possibilitem a versão mobile de forma rápida e bastante eficiente, ou ainda reconhecimento de pagamentos rápido e disponibilidades de recursos imediatos.

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